Menu Principal

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Vai dizer que não gosta da marcação?

Não sei se Edvaldo Couto é homossexual, mas, pelo que se vê no seu blogue, intitulado Cibercorpo: Futebol, Vida Esportiva e Sexualidades, espera certamente ter muitas visitas de internautas masculinos que apreciam corpos de homens.

Este brasileiro, da Baía de São Salvador, apresenta uma longa exposição de fotografias de desportistas, futebolistas em particular e, agora, com vedetas do mundial de futebol em grande destaque, em posições, digamos... equívocas.

Todas as fotos são acompanhadas por um pequeno comentário, quase sempre menos interessante do que a fotografia, do género: "Vai dizer que não gosta de marcação?" para legendar uma imagem em que um defesa agarra o peito de um atacante, para o tentar derrubar.

Não deixa de ter graça o contraste irónico entre a virilidade masculina, que habitualmente associamos ao desporto-rei, com as situações, os momentos, os instantâneos de sexualidade sugerida, equívoca, que o confronto físico, paralisado numa fotografia, muitas vezes regista. Por outro lado, ver o corpo de futebolistas tratado, do ponto de vista sexual, como os media "heterossexuais" tratam os corpos, por exemplo, das tenistas, acaba por ser intelectualmente provocador.

Mas também é verdade que deve haver muitas pessoas que se sentirão ofendidas pela visão deste Edvaldo. Não sei se será o caso, na selecção portuguesa, de Liedson e Deco, que merecem a legenda "jogadores que desfilam abraçadinhos arrepiam torcedores". Mas acredito que eles se estarão nas tintas para o assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário